Logo Tramontina Logo Tramontina
Logo Tramontina Logo Tramontina

No primeiro semestre do ano, a Tramontina Cutelaria (RS) finalizou duas obras na Divisão Starflon. A Portaria 2 - Divisão Starflon, com 370 m² de área construída, destinada para caminhões, melhorando o fluxo e os controles de acesso, e a ampliação de 7.860 m² de área construída do prédio do setor de Preparação de Discos, dobrando sua área. O pavilhão já conta com parte da área com altura de 18 metros para futura colocação de sistema automatizado de armazenamento. Todo o pavilhão segue os conceitos de ventilação e iluminação natural, economizando energia.

Na Tramontina Garibaldi (RS), uma das novidades são os 3 novos equipamentos para brasagem de brocas de concreto, que tem como finalidade realizar a solda da pastilha com a haste de forma automática, são utilizadas na fabricação de brocas para concreto. É um aumento considerável na produção deste processo, passando de 140.000 peças/mês para 350.000 peças/mês na produção de brocas para concreto. Com os novos equipamentos, além do aumento de produção, será possível ter uma melhor padronização da produção.

Três novos equipamentos para brasagem aumentam e padronizam a produção

Outro investimento na unidade de Garibaldi (RS) foi em mais um equipamento moderno e de alta tecnologia proveniente do Japão, para otimizar os trabalhos de construção de moldes e dispositivos no setor de mecânica, que agora conta com 5 centros de usinagem Mazak.
O modelo Mazak FJV 35/60 tem a finalidade de aumentar a capacidade de usinagem para moldes, peças para dispositivos e máquinas para produção. Com esta aquisição, a capacidade de usinagem aumentou em 20% em dois turnos de trabalho.

O modelo Mazak FJV 35/60 aumenta a capacidade de usinagem da unidade.
Scanner Óptico 3D aprimora o processo de fabricação de talheres.

Na unidade de Farroupilha (RS), para melhorar e agilizar o processo de fabricação de talheres, foi adquirido um scanner óptico 3D de alta precisão fabricado pela empresa alemã GOM. Com este scanner, é possível capturar com maior nível de detalhes as superfícies complexas que formam o lavrado dos talheres.

Também em Farroupilha (RS), foi iniciada a implantação em suas linhas de produção do sistema MES desenvolvido pela equipe de interna da Tramontina. O Sistema MES - Manufacturing Execution System, ou Sistema de Execução de Manufatura - tem por objetivo monitorar o funcionamento dos equipamentos extraindo e registrando informações importantes para a gestão eficiente dos processos. Foram selecionadas 67 linhas e células de fabricação de importância estratégica para receberem o sistema. A implantação iniciou pela fábrica de Panelas e deverá seguir pelas outras fábricas de acordo com as prioridades estabelecidas no Projeto. Com o uso deste sistema, qualquer desvio no funcionamento dos equipamentos pode ser detectado muito mais rapidamente, permitindo que se apliquem as correções necessárias para impedir quedas na produtividade.

A unidade ainda adquiriu um armazém vertical automático para armazenar componentes no almoxarifado destinados a atender todas as linhas de montagem dos equipamentos de cozinha e o abastecimento das assistências técnicas externas para suprir as necessidades de componentes de panelas, eletroportáteis, cozinhas e outros. São ali guardados itens de menor volume totalizando cerca de 2 mil referências.

TAGS

Próxima Matéria

Image Note
Expansão
A marca pelo mundo
Mais Mais